Aneurisma é a dilatação local e permanente da luz do vaso sanguíneo. Pode ocorrer em qualquer parte da árvore arterial, mas é mais comum na aorta abdominal. A causa da dilatação é o enfraquecimento da parede da artéria, freqüentemente de causa aterosclerótica.
Quanto maior o diâmetro do aneurisma, maior a sua chance de ruptura, pois mais fraca se torna a parede do vaso. Quando o rompimento ocorre, a hemorragia é muito grave podendo levar ao óbito.
Em geral, os pacientes não apresentam sintomas, que surgem quanto há ruptura e hemorragia do aneurisma.
O diagnóstico pode ser feito através de exame físico ou de exames de imagem auxiliares como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética.
A indicação de tratamento vai depender diretamente do diâmetro do vaso em questão. O aneurisma de aorta abdominal deve ser tratado à partir de 4,0 cm de diâmetro, pois a chance de ruptura aumenta muito a partir deste diâmetro.
A correção do aneurisma pode ser por técnica endovascular ( através de uso de cateteres) que é menos invasiva, ou por cirurgia aberta convencional. O tratamento cirúrgico deve ser bem planejado e realizado por cirurgiões experientes em hospitais apropriados.